Alunos da rede municipal de ensino de Macaé se destacaram no Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana VA’A OC6 2025 de longa distância. O torneio foi realizado na cidade de Ilha Bela (SP) e os macaenses ficaram com o terceiro lugar.
A competição foi disputada entre os dias 7 e 9 de fevereiro. Ao todo cerca de 800 remadores de diversas partes do Brasil participaram do torneio, o que valoriza ainda mais a conquista e o lugar dos macaenses no pódio.
Os macaenses disputaram a categoria sub-19. Segundo informações, todos eles praticam o esporte há aproximadamente um ano e já estão colhendo os frutos. Os estudantes são: Isaque Matusalém de Jesus Santos (17), Leandro Mendes de Souza Filho (16), Marcos Daniel França (15), Yohan Berto Martins (16), e Nathan Conceição Gomes (15), alunos ou recém-formados do C.M. Samuel Brust; e Kaio Carvalho de Lima Oliveira (17), aluno do C.M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, participaram da competição.
Eles iniciaram no esporte por meio da professora da rede municipal, Cristiane Montebello, que também é responsável pelo clube Vela Jovem Macaé. O time já havia alcançado o lugar mais alto do pódio ao vencerem o Campeonato Estadual em 2024.
Com o pódio, a equipe foi classificada para o Pan-Americano e busca apoio para a viagem. O Projeto do Clube Vela Jovem Macaé para alunos da rede pública acontece todos os sábados, às 8h, em Imbetiba. É aberto a todos os jovens de 12 a 17 anos matriculados na rede de ensino.