A Prefeitura de Búzios divulgou uma nota nesta quarta-feira (5) contestando os laudos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre a qualidade da água das praias da cidade, incluindo a Praia de João Fernandes, que possui a certificação internacional Bandeira Azul. Segundo o município, os resultados apresentados pelo órgão estadual divergem dos dados obtidos nos últimos quatro anos, que indicam alto padrão de balneabilidade nas praias locais.
Diante da divergência, a prefeitura anunciou que realizará novas coletas nesta quinta-feira (6) em diferentes pontos, como as praias do Canto, Armação, Ossos, João Fernandes e Ferradura. As amostras serão analisadas por um laboratório privado, buscando garantir maior imparcialidade nos resultados.
O engenheiro ambiental Bernardo Corty, da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, ressaltou a confiabilidade do monitoramento realizado pelo município.
“As análises sempre apontaram resultados próprios para banho, como foi comprovado novamente em dezembro. Com essa nova rodada de testes, esperamos reforçar a balneabilidade e excelência das nossas praias. Assim que os laudos forem concluídos, daremos ampla divulgação aos resultados.”
A prefeitura também destacou que, em 23 de dezembro, os laudos emitidos já atestavam a qualidade adequada da água nas praias analisadas.