O município de Saquarema receber, nessa semana, cerca de 16 aves silvestres que estavam sendo mantidas ilegalmente em cativeiro, em um imóvel de São Gonçalo, e foram descobertas após denúncia anônima ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia.
Segundo informações, a operação que encontrou os animais teria sido conduzida pela Unidade de Polícia Ambiental (UPAm), do Parque Estadual da Serra da Tiririca, que fica nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá.
Os animais, 8 tizius, 3 sanhaços, 2 tico-ticos, 1 coleiro, 1 canário-da-terra e 1 galo-de-campina, foram encontrados em gaiolas penduradas em uma parede de tijolos, sem reboco, no quintal de um imóvel na Travessa Arlindo Goulart, o Barro Vermelho.
Ainda de acordo com informações preliminares, os animais não apresentavam anilhas de identificação, e o responsável pelo imóvel não tinha qualquer documentação exigida pelas autoridades policiais.
Depois de constatadas as irregularidades, os policiais encaminharam os animais para a Secretaria de Agricultura e Pesca de Saquarema, onde receberão todos os cuidados necessários para que, posteriormente, possam ser devolvidos à natureza.
Já o responsável pelo cativeiro ilegal de aves silvestres, que não foi identificado, foi encaminhado à 73ª Delegacia de Polícia Civil (73ª DP), em São Gonçalo, para prestar esclarecimentos e para que fosse feito o registro da ocorrência.