Carregando...

Polícia

Homem que levava fuzis para a Penha foi solto 12 dias antes em Campos dos Goytacazes

Um ex-presidiário, identificado como Leandro Rodrigues da Silva, de 38 anos, foi capturado pela Polícia Federal (PF), na madrugada desta quinta-feira (30) enquanto transportava um arsenal composto por 11 fuzis, de calibres 5,56 e 7,62, em direção ao Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio. A prisão ocorreu apenas 12 dias após a sua liberação em uma audiência de custódia, onde ele havia sido libertado após ser detido por tráfico de drogas em janeiro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Leandro, que se apresenta como motorista de aplicativo e reside na Zona Oeste do Rio, foi inicialmente preso no dia 15 de janeiro por policiais rodoviários federais. Na ocasião, ele dirigia um Ford Fiesta no quilômetro 203 da BR-101, em Casimiro de Abreu, onde a polícia encontrou 31,5 kg de maconha, 1.439 frascos de líquido de cheirinho de loló, e R$ 1.874 em dinheiro, entre outros materiais ilícitos. Durante o depoimento, Leandro afirmou que o veículo foi abastecido na Linha Vermelha e estava a caminho de Macaé, sem mencionar qualquer relação com a entrega ou transporte de drogas.

Após ser levado para a 121ª DP e passar por audiência de custódia, o juiz Iago Saúde Izoton decidiu pela soltura de Leandro, alegando que, apesar da quantidade de droga apreendida, ele não possuía registros prévios de delitos e não foi encontrado em posse de armas de fogo. O Ministério Público estadual recorreu da decisão, apontando o risco de reincidência, mas a decisão de soltura foi mantida.

Entretanto, apenas 12 dias após a sua liberação, Leandro foi novamente preso, desta vez transportando armas. Na noite de quarta-feira (29), a Polícia Federal, através da Delegacia de Repressão à Entorpecentes (DRE), realizava uma operação de vigilância em Paulo de Frontin, quando presenciaram o momento em que o ocupante de uma moto entregou duas malas para o motorista de um Nissan preto, que foi seguido até um posto de gasolina, onde a abordagem foi realizada.

O veículo era conduzido por Leandro, e, juntamente com o piloto da moto, Gutenberg Samuel de Oliveira, ambos foram detidos. No interior do carro, foram encontrados 8 fuzis de calibre 5.56 e 3 fuzis de calibre 7.62, todos com a marca de uma caveira semelhante ao personagem Justiceiro, da Marvel. Os dois homens foram presos, e os veículos, juntamente com as armas, foram apreendidos. De acordo com investigações preliminares, o destino do armamento seria os complexos da Penha e do Alemão, redutos do Comando Vermelho, facção criminosa com grande atuação no Rio de Janeiro.

A prisão de Leandro Rodrigues da Silva coloca fim a uma ação criminosa de transporte de armas para facções criminosas, reforçando a atuação PF no combate ao tráfico de drogas e armamento ilegal. A investigação segue em andamento.

Deixe um comentário