Secretaria de Turismo de Rio das Ostras fala sobre importância de ações na orla do Centro

Secretaria de Turismo de Rio das Ostras fala sobre importância de ações na orla do Centro

Com as ações intensificadas no ordenamento e na fiscalização de irregularidades, que resultaram, na última semana, em uma multa e o recolhimento de materiais de um comércio na orla, a Prefeitura de Rio das Ostras reforçou a importância dessas ações que impactam também o turismo da cidade.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro (DC), que também é dono de um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais do centro, o Trik Trik, essas ações de ordenamento são importantes para melhorar não apenas a cidade, como a visão que os visitantes têm de Rio das Ostras.

“Como se trata da área central da cidade, que abrange a praia do Centro e arredores, que ficou tanto tempo desamparada por parte do poder público, se faz necessária uma atuação para que os moradores e turistas voltem a ter vontade de visitar o local e o encontrem mais ordenado e seguro. Uma área tão bonita quanto aquela merece todo nosso cuidado e carinho”, afirmou Rodrigo Peleteiro.

Presidente do Conselho de Turismo da Região Costa do Sol (Condetur Costa do Sol), Marco Navega concorda com o gestor público, ressaltando que as ações de fiscalização e ordenamento dos municípios são importantes para o setor do turismo.

“Se a gente tem mobilidade reduzida, se ocupa toda a calçada ou se a calçada é pequena, claro que a gente não vai ser a favor. Porque calçada é para mobilidade, é para as pessoas passarem. Mobilidade é inegociável. Claro que toda movimentação econômica é boa para o empresário, é boa para o município, para o Estado, para a União; gera impostos. Mas tem que respeitar o ambiente, se a calçada não dá para usar porque é pequena, pode usar até aqui, tem uma faixa que pode usar. Tem que seguir o que está delimitado, porque, se você não delimita, você está criando um contrassenso. Mas se tem regra, tem que cumprir. A gente é a favor de que existam leis para regrar, e que se cumpram as regras”, explicou Marco Navega.

Em nota, a prefeitura reforça que Rio das Ostras tem regras, que estão normatizadas pelo Código de Posturas Municipais (Lei 203/1996), e que definem “ser proibido dificultar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres”, mas explica que há exceções, de acordo com cada estabelecimento e localização.

“As autorizações para utilização de mesas e cadeiras dependem do tipo de estabelecimento e de sua localização. Há regras diferentes, regulando estabelecimentos, formas de atuação e horários também diferenciados”, completou a prefeitura.
Para denúncias de irregularidades, esclarecimentos de dúvidas e outros serviços, a Coordenadoria Geral de Fiscalização e Posturas (Comfis) funciona na Avenida Governador Roberto Silveira, s/n, em Costazul, e atende pelo telefone (22) 2760-6891.