Dose deve ser aplicada nas primeiras 12 horas de vida do bebê
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo emitiu um comunicado informando que a partir desta sexta-feira, 21, a aplicação da vacina BCG será disponibilizada exclusivamente na sala 9 do posto Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, das 8h às 13h. A aplicação deste imunizante acontecerá nesta unidade todas as sextas-feiras, neste mesmo horário.
A Secretaria de Saúde informou também que, temporariamente, a sala de vacina do posto de saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, está fechada para manutenção corretiva da câmara de armazenamento de vacinas. Todas as vacinas oferecidas nesta unidade estão sendo disponibilizadas nos demais postos de saúde do Suspiro; Waldir Costa, em Conselheiro Paulino; Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira.
BCG: proteção contra a tuberculose
É logo ao nascer, se possível ainda nas primeiras 12 horas de vida, que os bebês devem receber a vacina BCG. Conhecida por deixar uma marca na parte superior do braço direito, ela protege o organismo da Mycobacterium tuberculosis, a bactéria causadora da tuberculose.
O objetivo da vacinação precoce, considerada até hoje a melhor forma de prevenir as formas graves da doença entre os pequenos, é justamente garantir que o sistema imunológico da criança, ainda imaturo, aprenda a se defender do bacilo que causa a enfermidade. Como a tuberculose é endêmica no Brasil, com alta incidência em todo o território nacional, o risco de contato com o microrganismo desde cedo é bastante alto.
De acordo com o Ministério da Saúde, desde 2020 a incidência da doença tem aumentado entre os menores de 15 anos no país. Em 2023, o público representou quase 4% dos mais de 80 mil casos registrados – sendo a maior proporção entre crianças de 0 a 10 anos.