Depois de completar 211 anos na última segunda-feira, 29 de julho, a cidade de Macaé segue recebendo investimentos na área de saneamento, com as obras para a implantação do sistema exclusivo para coleta e tratamento de esgoto.
Segundo a empresa BRK Ambiental, concessionária responsável pelo serviço de tratamento água e esgoto da cidade, em 2024, Macaé ultrapassou a marca de 2,3 trilhões de metros cúbicos (m³) de esgoto tratado, em comparação com os volumes médios dos primeiros semestres desde 2019.
“Fazendo a equivalência, seria o mesmo que, aproximadamente, 1.250 piscinas olímpicas de esgoto tratado antes de ser devolvido ao meio ambiente”, conta a concessionária.
De acordo com diretor da BRK Ambiental em Macaé, Ricardo Santiago, as obras que acontecem em vários pontos da cidade na área de saneamento significam uma grande melhora na população, mas também de outras áreas do município.
“O saneamento é um instrumento de promoção de saúde e preservação do meio ambiente, e ajuda a impulsionar diversas áreas como turismo, educação e desenvolvimento da cidade como um todo. Assim como Macaé progride ao longo dos anos, a cada dia queremos conquistar mais recordes na coleta e tratamento do esgoto, firmes no propósito de levar o saneamento para muito além do básico na cidade”, afirmou Ricardo Santiago.
Ainda segundo a concessionária, além da operacionalização do sistema exclusivo de esgotamento sanitário, também são realizadas ações preventivas para garantir os números recordes no tratamento de esgoto.
“Assim como a parceria da população fazer a ligação das residências e comércios à rede exclusiva e zelar por ela, não jogando lixo nas ruas, bueiros e nas redes, não retirando tampas de poços de visita (PVs) e caixas de inspeção (CIs) ou fazendo quaisquer mudanças que possam prejudicar a coleta de esgoto, as inspeções por parte da concessionária também garantem o pleno funcionamento o sistema. Inclusive, no último ano, a extensão de rede coletora inspecionada chegou a 249 quilômetros (km), ampliando em mais de 14% esse trabalho em comparação com 2022”, completou a BRK Ambiental.
A empresa ressalta que atualmente a cidade conta hoje com 216km de redes exclusivas, além dos demais equipamentos em operação nos 3 subsistemas da cidade, as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Mutum, Centro e Lagomar, como as 121 estações elevatórias, poços de visita e caixas de inspeção.
“O saneamento abre portas para uma série de melhorias nos municípios que investem nessa área. E em Macaé não é diferente. Ao ampliar a coleta e o tratamento de esgoto, a BRK [Ambiental] mostra o compromisso em levar mais saúde, qualidade de vida para a população e desenvolvimento para a cidade”, reforça o gerente de engenharia da concessionária, Sérgio Zau.
Entre as obras em andamento na cidade, a BRK Ambiental destaca as do Subsistema Centro, que acontecem na Imbetiba e na Aroeira, além da construção do novo módulo da ETE da Linha Verde, que vai dobrar a capacidade de tratamento de 100 para 200 litros de esgoto por segundo.
Para manter todo esse sistema funcionando, a concessionária conta com equipes de plantão 24 horas, além de canais para atendimento à população pelos telefones 0800 771 0001 e (22) 99878-0023, e do e-mail, plantaosocialmacae@brkambiental.com.br.