Carregando...

EstadoGeralNova Friburgo

ONG de proteção animal denuncia que está sem luz, água e ração

Prefeitura informou que a Companhia dos Bichos e da Natureza (Combina) está em situação irregular

 

A Companhia dos Bichos e da Natureza (Combina) denunciou nesta semana nas redes sociais que está em uma situação crítica por falta de repasses da Prefeitura de Nova Friburgo. A Organização não governamental (ONG) anunciou que está sem água, luz e ração para os animais.

“A Combina Abrigo se encontra hoje com o fornecimento de água e energia elétrica suspensos. O contrato foi feito mas não recebemos nenhum centavo até agora. Para comprar ração estamos recorrendo a ajuda de amigos. Ficar sem água é muito desumano”, esclarece a responsável pela ONG, Juliana Matta, que solicita ajuda para quem puder colaborar. A chave pix é (22)98186-5059. “O que podemos dizer mais da gestão do prefeito  Johnny Maycon que até o último momento em que pôde fazer propaganda política anunciou até que Nova Friburgo terá uma clínica para socorro de animais acidentados. E os animais que estão vivos, sem água, sem comida e no escuro? Isso é um caso de polícia. Mas nesse governo, pelo jeito, ninguém tem medo da polícia”, desabafou Juliana. “O procurador do município, João Paulo, se sentiu ultrajado por mim. Por isso, demora do tempo que ele puder demorar para fazer os repasses para a Combina”, completou a diretora da ONG.

Juliana relata ainda que em 2020, 2021 e 2022, 2023 os repasses do município foram feitos normalmente. “Agora estamos precisando de ajuda. O que se pode dizer de uma prefeitura que só possui dois caminhões pipas que vivem quebrados? Pelo menos 25 anos da minha vida foram dedicados à causa animal e eu nunca, nesse tempo todo, passei pelo o que estou passando agora”, frisou Juliana, através de um vídeo publicado nas redes sociais. Juliana esclareceu que esteve nesta terça-feira, 9, na Defensoria Pública de Nova Friburgo e que agendou um horário no dia 5 de agosto para apelar a Justiça uma solução para o caso.

a Prefeitura de Nova Friburgo, que em nota, esclareceu que “as informações divulgadas nas redes sociais pela ONG Combina não correspondem à verdade dos fatos. A Companhia dos Bichos e da Natureza está em uma situação de grave irregularidade que já foi apontada desde o ano passado, porém, sem qualquer melhoria.”

A prefeitura informou ainda que “dentre os pontos, destaca-se a ausência de licença sanitária, o descumprimento de cláusulas de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que impedem o acolhimento de novos animais e a ausência de participação nas campanhas de adoção. Desde o ano passado, o município já havia informado à representante legal da ONG a necessidade de adequação, mas nada foi feito”, diz a nota. .

A prefeitura esclareceu na nota que “a fim de evitar maiores transtornos, na última semana, entendeu-se como possível a concessão da subvenção, desde que assumidas diversas obrigações por parte da Combina. Com isso, esclarece-se que não há atraso, nem falta de pagamento, mas sim verdadeira situação de irregularidade da Combina, o que impedia o regular andamento do processo administrativo de subvenção. Agora, com as cláusulas firmadas e o termo assinado, serão adotadas as medidas para pagamento da subvenção conforme ajustado e desde que haja o cumprimento das obrigações assumidas pela ONG.”