O Coordenador do GeoMacaé (RJ), Alfredo Luiz Pessanha Manhães, representou o município de Macaé no primeiro Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado nos dias 26 e 27 de junho em Vitória (ES). O tema da palestra foi GeoMacaé Inteligência Geográfica Apoiando a Gestão Pública. Macaé recebeu no congresso o certificado de Gestão Inovadora 2024.
De acordo com Alfredo Manhães, o Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim), no qual o GeoMacaé faz parte, recebeu em maio deste ano o convite da Rede Cidade Digital (RCD) para representar o Estado do Rio de Janeiro no primeiro Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes, e apresentar uma palestra sobre o sistema GeoMacaé e sua contribuição na gestão pública do município.
– É um reconhecimento importante para a prefeitura, demonstrando que a iniciativa de se utilizar geotecnologias a partir de 2003 foi uma escolha acertada para o município. Com esta premiação, o GeoMacaé faz jus a receber do governo municipal todos os investimentos necessários para que possa aprimorar seu nível de atuação e continuar servindo ao cidadão macaense com qualidade – comentou o Coordenador do GeoMacaé.
A Rede Cidade Digital (RCD) é uma organização sediada em Curitiba-PR que procura reconhecer as cidades que estão conectadas e têm uma gestão eficiente pelo uso de tecnologias digitais em todo o Brasil. A RCD realiza eventos onde participam prefeitos, gestores e servidores públicos de todo o país, para fomentar o investimento em governos digitais e mais eficientes, melhorando o atendimento municipal e propiciando condições de desenvolvimento socioeconômico.
A rede faz sondagens da aplicação de tecnologias digitais em portais de municípios e assim chegou até o GeoMacaé, disponível no portal da Prefeitura de Macaé em https://macae.rj.gov.br/geomacae/conteudo/titulo/apresentacao.