A unidade vai fortalecer os serviços já oferecidos à população que vive em situação de vulnerabilidade social, mas com a finalidade de ser a porta de entrada da Assistência Social
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social vai inaugurar, na próxima sexta-feira (28), às 16h, mais uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município, sendo a 15ª. O novo CRAS será na Pracinha da Cultura, antigo Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), no bairro Novo Eldorado. No local, a unidade do CRAS se juntará aos serviços já oferecidos à população que vive em situação de vulnerabilidade social, mas com a finalidade de ser a porta de entrada da Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
O CRAS é caracterizado como o principal equipamento de porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Através deles, é criada a prevenção de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Os moradores do Novo Eldorado eram referenciados do CRAS Codin, que manterá o referenciamento da população do Jardim Boa Vista, Parque Eldorado, Parque Jardim Aeroporto, Parque Jardim Ceasa, Parque Santos Dumont, Parque São Silvestre, Terra Prometida, Vila Industrial, além do território do km 5 ao 8. Desde abril, o atendimento dessas famílias, como o serviço de atualização do Cadastro Único, vem sendo feito na Gestão do CadÚnico, no Centro.
PRACINHA DA CULTURA JÁ FORMOU MAIS DE 300 PESSOAS
A Pracinha da Cultura é um equipamento da SMDHS que disponibiliza serviços e cursos livres aos jovens que moram em comunidades e vivem em situação de vulnerabilidade social no Novo Eldorado. O espaço foi inaugurado em junho de 2022, com a expectativa de amenizar as desigualdades e levar empreendedorismo para a população da comunidade. Mais de 320 pessoas já se formaram.