Carregando...

BrasilEstadoGeralMacabu

Taxa de Iluminação: depois da pressão popular, Câmara vai realizar audiência pública e propor que Governo reduza aumento

A matéria do Blog denunciando o PL 021/2017 do Governo Municipal que pretendia aumentar em até 900% a Taxa de Iluminação Pública em Conceição de Macabu, repercutiu e viralizou nas redes sociais, obrigando a Câmara a por freios no desejo do prefeito, Claudio Linhares (PMDB), de repassar à população uma suposta defasagem de 14 anos no setor.

Na semana passada, uma fonte do Blog contou que na quinta-feira, 26, Linhares se reuniu com os parlamentares (foto) para defender a proposta. Além do prefeito e alguns secretários, Edson Curry, representante da Enel, também participou do encontro (leia aqui).

Na sessão da Câmara nesta segunda-feira, 30, o assunto foi amplamente discutido. Depois da reunião, em conversa com o Blog, alguns parlamentares já declararam que mesmo que o Governo reduza o aumento inicial previsto o voto será contrário. É o caso do líder da oposição, Sandro Daumas (PSL).

“Depois de toda a repercussão, o projeto foi tirado de pauta para que os valores propostos sejam reavaliados. Mas, apesar de reconhecer a defasagem, sou contra aumentar a tarifa neste momento de crise”, frisou.

Primeiro-secretário da mesa diretora do Legislativo, André Fisioterapeuta (PEN), também se posicionou contrário ao texto original enviado pelo Executivo. Ao Blog, o vereador classificou como “absurda” a proposta de reajuste como está.

Já o presidente do Legislativo, Toninho da Saúde (DEM), disse ao Blog que terá reunião nesta terça-feira, 31, com o prefeito para rediscutir a proposta. Além disso, o parlamentar vai marcar audiência pública para discutir com a sociedade a questão. A data, que ainda não foi definida, deve ser marcada para a semana que vem.