Carregando...

BrasilEleições 2018EstadoGeralMacaé

Região produtora de petróleo terá prioridade na aplicação de recursos dos royalties para a segurança. Saiba o motivo! 

Ontem, 8, durante a inauguração do DPO em Glicério, o secretário da Casa Civil do Estado, Christino Áureo, destacou que a partir deste mês a segurança pública terá mais investimentos – graças ao Fundo criado pela Alerj no fim do ano passado e que destinará 5% dos royalties do pré-sal para o setor.
De acordo com ele, a medida – que contou com grande articulação política do próprio Christino na Alerj – é especialmente importante para a região – principal zona produtora de petróleo do País. “Esses recursos serão usados em equipamentos para os BPMs, pagamento de gratificações de policiais militares e renovação de toda a frota”, disse.
O recurso ´carimbado´ vai oferecer, ainda segundo o secretário, meios para que o Estado avance no combate à criminalidade e valorização dos servidores do setor. Aliás, Christino antecipou que o Governo do Estado deverá, ainda este ano, abrir concurso público para ampliar o setor de inteligência da Polícia Civil.
O novo DPO em Glicério atende uma antiga reivindicação dos moradores da região serrana macaense. “A segurança pública deve exigir a atenção de todos nós: sociedade, governos. Iniciativas como essa são o melhor exemplo de parceria, uma vez que a violência atinge a todos nós”, frisou.
Desde ontem, o Governo do Estado começou a pagar algo em torno de R$ 22 milhões de RAS (Regime Adicional de Serviço) – que é quando o policial militar tem sua folga remunerada e segue trabalhando nas ruas. A previsão é que todos os meses cerca de R$ 10 milhões sejam direcionados a isso no Rio.
Christino disse ainda que o Estado fará um esforço para pagar também o PROEIS.