Carregando...

BrasilEstadoGeralQuissamã

Quissamã: presidente da Câmara defende investimentos em melhoria genética do gado para fortalecer produtores de leite

As mais de 60 famílias de Quissamã que vivem da criação de gado com foco na produção de leite que é fornecido para a Cooperativa Macuco vem recebendo apoio da Câmara para fortalecer a atividade na área rural do município.

Luciano Pessanha (Republicanos), além das visitas constantes aos produtores, apresentou no plenário do Legislativo propostas que podem ajudar a ampliar os resultados destas famílias. É o caso do pedido encaminhado pelo presidente da Câmara à Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca sobre a compra de semens de rebanho bovino leiteiro.

O objetivo do parlamentar é garantir uma melhora na qualidade genética do gado e, consequentemente, aumentar a produção leiteira no município. 

Outra proposta do vereador para o setor, já adotada pela Prefeitura, é a oferta de assistência veterinária e técnica, com vacinas e exames gratuitos, para ajudar os produtores. Hoje, cerca de 50 animais são atendidos pelo programa.

Aliás, ano passado, o chefe do Legislativo  – após renovar a frota que atende aos vereadores – fez a doação de um veículo para a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca justamente com a intenção de ajudar a fortalecer o trabalho feito com estas comunidades.

Luciano também esteve recentemente na sede da Embrapa, em Valença, conhecendo é transportando para Quissamã mudas de um tipo de capim que ajuda no aumento da produção de leite.

“Essas famílias têm um papel muito importante para a economia de Quissamã. E valorizar o trabalho deles é um compromisso que assumimos antes de iniciarmos o mandato”, enfatizou Luciano.