Carregando...

BrasilEstadoMacaé

MP instaura inquérito para investigar mesa diretora da Alerj por improbidade na posse de deputados presos. Tem macaense na lista

A posse dada pela mesa diretora da Alerj aos cinco deputados presos durante a Operação Furna da Onça, em 20 de março deste ano, se tornou esta semana alvo de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público. 

O MP vai investigar supostos atos de improbidade administrativa cometidos pelos integrantes da mesa, dentre eles, o presidente, André Ceciliano (PT), e o macaense Chico Machado (PSD), quarto secretário.

O Blog teve acesso exclusivo ao inquérito civil instaurado pelo Ministério Público (MPRJ 2019 003 06898) e que está sob a responsabilidade da Sub-Procuradora de Justiça, Fernanda Moreira Jorgensen. 

O documento aponta que a mesa diretora teria infringido o Regimento Interno da Alerj ao autorizar que os deputados presos assinassem o termo de posse fora da sede da própria Assembleia. 

Vale ressaltar que nem todos os membros da mesa diretora tem a mesma situação. Isso porque, a deputada Tia Ju (PRB), terceira vice-presidente, estava em Nova Yorque participando de um evento no dia da sessão que deu posse aos parlamentares presos.