Carregando...

Maricá

Maricá será o primeiro município do Brasil a ter laboratório do Massachusetts Institute of Technology – um dos mais importantes do mundo

A pesquisadora do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Gabriela Bìlá, encerrou um ciclo de visitas entre os dias 20 e 26 de julho à Maricá onde conheceu de perto projetos da Prefeitura que estão sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). O resultado anunciado é que o município será o primeiro do Brasil a ter um laboratório do MIT.

“Nossa gestão prioriza o povo e não existe futuro possível sem desenvolvimento social, econômico e sustentável caminhando lado a lado. Criamos empregos enquanto pensamos em novas tecnologias e trabalhamos a economia circular e a distribuição de renda. Tudo ao mesmo tempo. A chegada do MIT vai nos trazer estrutura científica”, argumentou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT).

O encontro marcou o início de uma colaboração em fase de estruturação entre a Prefeitura e o Media Lab’s City Science – grupo de pesquisa dentro do MIT especializado em novas tecnologias para responder aos enormes desafios do futuro das cidades. Com a unidade de Maricá, serão três laboratórios na América Latina – já existe um no México e outro está sendo desenvolvido no Chile.

“Fiquei impressionada com o que vi em Maricá. Principalmente a união entre ciência, tecnologia e bem-estar social. Tenho certeza de que vamos crescer ainda mais juntos”, disse a pesquisadora Gabriela, que vai voltar aos Estados Unidos, dividir informações sobre o que observou em Maricá e depois marcará a quarta reunião para começar a definir o escopo do trabalho conjunto entre o MIT e a Codemar.

Na prática , a cooperação consiste em montar um laboratório do MIT em Maricá, em parceria com outras universidades, cujos alunos vão compor os núcleos de pesquisadores nas ações que têm interesse mútuo e desenvolver um conjunto de atividades de ciências da cidade, ou seja, desenvolvimento urbano, tecnologia, designer, criatividade e inovação para as políticas que já estão em andamento em Maricá.

Criação do Maricá City Science Lab

Foram realizadas ai da videoconferências com os pesquisadores Markus Elkatsha e Luis Alonso, também do MIT City Science, para identificar as principais oportunidades de atuação em conjunto com a Codemar para a criação do Maricá City Science Lab – que será um centro de pesquisa e de intercâmbio acadêmico focado em inovação para a expansão urbana do município.

Durante a visita, a pesquisadora conheceu as lideranças locais responsáveis pelas políticas públicas mais inovadoras da Prefeitura, entre elas os “vermelhinhos” (frota com 115 ônibus e 36 linhas do programa tarifa zero), as “vermelhinhas” (200 bicicletas compartilhadas disponíveis em 20 estações), ambas iniciativas mantidas pela autarquia Empresa Pública de Transportes (EPT); a moeda social Mumbuca (recebida por 42.500 moradores do programa Renda Básica de Cidadania); Biotec (empresa de biotecnologia que vai transformar produtos naturais em sustentáveis); Fazenda Pública Joaquín Piñero e a Maricá Telecom.