Carregando...

BrasilEstadoGeralMacaé

Macaé: Welberth recebe secretário de Estado de Transportes para apresentação do projeto Ferrovia Rio x Vitória que deve gerar 10 mil empregos

Nesta sexta-feira, 11, a partir das 16h, no Palácio Claudio Moacyr de Azevedo (antiga Câmara Municipal), o deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo da Alerj, Welberth (Cidadania), recebe o secretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho. Ambos irão apresentar o projeto Ferrovia Rio x Vitória e também de revitalização da malha no eixo Sudeste.

Ao Blog, Welberth frisou que, na prática, o objetivo das iniciativas é incentivar o Turismo e fortalecer o transporte de carga entre os estados, além de restabelecer o uso por passageiros no trecho. “A proposta vem sendo debatida desde 2015, mas somente agora ganhou força política com o empenho da Alerj e do Governo do Estado”, resumiu.

Outro ponto destacado pelo deputado é a geração de empregos diretos e indiretos com as obras: cerca de 10 mil. “O atual momento do Rio e do país exige investimentos assim: que traduzem benefícios para a população e para a economia, gerando emprego e renda”, definiu.

Inicialmente, o orçamento previsto para a construção da ferrovia era de R$ 7,6 bilhões e previa a concessão, por parte da União, de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos em todo o país. A EF-118 terá 577,8 km de extensão, sendo 169,2 Km no Espírito Santo e 404,6 Km no Rio de Janeiro e interligará os complexos portuários dos dois estados.

Ainda no escopo original, o projeto previa a implantação de seis túneis, 171 viadutos rodoviários, 130 pontes ferroviárias, 117 passagens inferiores e 60 passagens de pedestres.