Carregando...

Macaé

Macaé: visita da Cônsul-Geral dos EUA no Brasil reafirma cidade como maior hub de energia do país e inicia nova fase de cooperação

Compartilhar o potencial de Macaé no desenvolvimento de projetos e empreendimentos de produção energética em diferentes matrizes com empresas americanas de alcance global. Esta foi a pauta principal da reunião entre a Cônsul-Geral dos EUA no Brasil, Jacqueline Ward, e o prefeito, Welberth (Cidadania), nesta quinta-feira, 12.

“Macaé é uma cidade estratégica para o segmento de óleo e gás e, por isso, contamos com a presença de muitas empresas americanas que são responsáveis por termos a expertise única neste segmento. Mas somos um município de sucesso também em outros segmentos que fortalecem a nossa economia e estabelecem potencial para mais investimentos internacionais”, resumiu o chefe do Executivo.

Ward, que esteve acompanhada do Chefe de Política e Economia da Embaixada, Jesse Levinson, destacou as oportunidades apresentadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, de investimentos para empresas americanas que atuam na indústria petroquímica.

A Cônsul-Geral dos EUA demonstrou interesse do Governo americana na possibilidade de que empresas americanas se beneficiem deste novo ciclo de expansão do município –  que se consolida como maior polo de transformação de gás natural em energia no Brasil.

“Uma boa proposta para pensar em grandes possibilidades de parcerias. É uma prioridade para o governo americano expandir oportunidades de energias renováveis. Temos a expectativa de chegada de uma nova embaixadora que possui experiência no setor privado”, revelou, ressaltando a surpresa com a forma como o Governo conseguiu conduzir Macaé durante a pandemia.

“É impressionante o que aconteceu aqui em Macaé durante este período, sendo possível ver a diferença com outras cidades do país. Deixamos como proposta a parceria para promover intercâmbio entre estudantes e trocar essas experiências”, sugeriu Jacqueline.

Governo reforça interesse na relação com os EUA

Durante a reunião, Rodrigo lembrou que empresas americanas promovem um serviço de excelência nesses 44 anos de atividades do mercado de óleo e gás. Vianna foi além e destacou que as oportunidades se renovam nesta nova fase e abrem mais perspectivas de negócios e de investimentos para as companhias dos EUA no município.

“Macaé passará a ser, dentro dos próximos anos, o maior ambiente gerador de energia no país, promovendo através do gás o crescimento industrial nacional. Somos a base de expansão do mercado do gás no Brasil e aprimoramos também outras atividades essenciais a essa nova dinâmica de crescimento como o segmento agroeconômico com potencial de investimentos e parcerias com empresas americanas“, enumerou Rodrigo.

Ao final da reunião, a Cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil destacou ainda a possibilidade de que sejam criados programas de intercâmbio e análise de projetos também voltados à energia entre os EUA e o município.