Carregando...

Macaé

Macaé: último ano de Governo de Dr. Aluizio derruba Macaé no ranking da transparência da CGU

A gestão de Macaé foi bem menos transparente em 2020 com relação aos gastos públicos – último ano de Governo do ex-prefeito, Dr. Aluizio (PSDB). Quem afirma isso é a Controladoria Geral da União (CGU) através do chamado ranking da transparência divulgado no fim de março.

Macaé, que já ocupou as primeiras posições nos anos anteriores, teve uma queda brusca para o 20o lugar entre as cidades do Estado e agora ocupa a posição número 332 entre os 665 municípios com mais de 50 mil habitantes do Brasil.

O ranking foi estabelecido entre os dias 1º de abril e 31 de dezembro de 2020. A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º (EBT), ferramenta de avaliação da transparência pública adotada pela CGU, avaliou os municípios considerando a transparência na divulgação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos e acompanhamento de obras públicas.

Na prática, com a iniciativa, o CGU busca verificar o grau de cumprimento dos municípios em relação à Lei de Acesso à Informação (LAI). E, ao que parece, em 2020, no apagar das luzes de seu pior mandato, Dr. Aluizio não se preocupou muito com transparência, entende?