Carregando...

BrasilEstadoGeralMacaé

Macaé: oposição perde votação para convocar secretário de Educação, mas boicota chance de aprovar convite. Entenda!

A chamada ‘Frente Parlamentar por uma Macaé Melhor’, que na prática reúne os vereadores de oposição ao Governo Municipal, protagonizaram hoje, 16, uma das cenas mais pitorescas deste mandato. Isso porque, os parlamentares abandonaram o plenário depois de haverem perdido uma votação para os governistas.

Explico: Marvel (Rede) apresentou Requerimento convocando o secretário de Educação, Guto Garcia, para que fosse ao plenário explicar porque uma lei de sua autoria, que garante a prática de capoeira nas escolas, não vem sendo cumprida. Os vereadores da base reagiram e pediram que o autor substituísse a convocação por convite por se tratar de um parlamentar licenciado.

Seguindo o próprio Marvel, os parlamentares da oposição rebateram e defenderam que Guto fosse convocado, alegando que é o que o Regimento Interno da Câmara prevê. E mais: disseram existir outros assuntos pelos quais o secretário deveria ir à Casa e dar explicações.

Como não houve acordo sobre substituir a convocação por convite, os governistas derrubaram a proposta alegando, inclusive, que Guto já havia sinalizado que iria à Câmara e abordaria todos os assuntos pertinentes à pasta. 

Cesinha (Pros), inclusive, fez contato ainda em plenário com o secretário e apresentou, verbalmente, novo Requerimento: que a Câmara aprovasse convite a Guto marcando sua ida ao plenário para o dia 8 de maio. A proposição ganhou apoio nos discursos de Marcio Bittencourt (MDB), Val Barbeiro (PHS) e do presidente, Dr. Eduardo (PPS).

Entretanto, sem aceitar a máxima legislativa de que ‘o plenário é soberano’, os vereadores da oposição simplesmente abandonaram o plenário antes que o Requerimento entrasse em votação. Com isso, sem quórum suficiente para aprovar ou derrubar a proposta, Guto não foi chamado pela Câmara para falar sobre a Educação e a sessão encerrada pela mesa diretora.

Na prática, o boicote da oposição funcionou. Pelo menos até amanhã. A conferir!