Carregando...

Sem categoria

Macaé: Instituto Butantã vai cancelar acordo com cidades para fornecer Coronavac. ‘Pegadinha’ de Dr. Aluizio vai pelo ralo

No apagar das luzes de seu Governo, Dr. Aluizio (PSDB) anunciou ter fechado acordo com o Instituto Butantã para o fornecimento de algumas milhares de doses da Coronavac ao município. Em um primeiro momento, o ex-prefeito chegou a divulgar um memorando sem a assinatura do presidente da entidade, Dimas Covas – fato que o Blog denunciou na época. Depois, o então chefe do Executivo tratou de tentar mostrar que estava um passo à frente de todos e que havia garantido a vacina para a população antes mesmo de haver aprovação da Anvisa.

Contudo, nesta quinta-feira, 14, a notícia é outra: o Instituto Butantan deve comunicar na próxima segunda-feira, 18, que todos os acordos com cidades estão cancelados. Covas explicou que todas as doses da vacina serão entregues ao Ministério da Saúde assim que a Anvisa aprovar o uso emergencial ou o registro da vacina – que será administrada por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O órgão discute no próximo domingo o pedido para que 6 milhões de doses tenham a autorização de uso para grupos específicos no país.

Com a eficácia anunciada em 50% para casos mais leves e 100% para casos graves, a Coronavac teve 184 municípios interessados, que procuraram diretamente a direção do Instituto Butantan para pedir a vacina – sem aguardar as diretrizes do Ministério da Saúde. Só do Rio de Janeiro foram 26 cidades assinando acordos com o Instituto Butantã e que agora se submeterão ao Programa Nacional de Imunizações como todas as demais.

A expectativa gerada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com a Frente Nacional de Prefeitos, é que a vacinação tenha início no próximo dia 20 no país. A conferir!