Carregando...

BrasilEstadoGeralMacabuMacaéQuissamãSem categoria

Macaé e Quissamã lideram ranking regional sobre Oportunidades de Educação. Macabu ocupa último lugar

Foi divulgado na última semana de 2017, o resultado do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) que avalia a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas nos municípios do Brasil.

Levando em consideração as notas atribuídas aos municípios da região, Macaé e Quissamã lideram o ranking com notas 4,6 e 4,5 respectivamente. Já Conceição de Macabu, governada por Claudio Linhares (PMDB-Foto), amarga a última posição com 3,7. Os dados por Estado podem ser conferidos no site: http://www.ioeb.org.br/perfil/rj.

Sobre o IOEB

O índice – que é medido em notas de 0 a 10 – é gerado através da análise de dois grupos de informações: os insumos educacionais e os resultados educacionais.

O primeiro considera a escolaridade dos professores, o número médio da carga horária por dia, a experiência dos diretores e a taxa de atendimento na educação infantil.

Já o segundo leva em conta o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental do mesmo período e a taxa líquida de matrícula do ensino médio.

Ranking regional

1º Lugar – Macaé: Nota 4,6

2º Lugar – Quissamã: Nota 4,5

3º Lugar – Trajano de Moraes: Nota 4,4

4º Lugar – Carapebus: Nota 4,1

5º Lugar – Campos dos Goytacazes: Nota 4,0

6º Lugar – Santa Maria Madalena: Nota 3,9

7º Lugar – Conceição de Macabu: Nota 3,7