Carregando...

Macaé

Macaé: Dr. Aluizio, Carlos Emir Jr. e Iza espalham fake news sobre números da vacinação no município

Checar os dados antes de propagar uma informação. Essa é a regra do bom jornalismo e de todos aqueles que não querem ser divulgadores das chamadas fake news. Mas, ao que parece, o ex-prefeito, Dr. Aluizio (PSDB), o ex-vereador, Carlos Emir Jr., e a vereadora Iza (Rede), não se preocupam muito com isso.

O trio usou as redes sociais nesta terça-feira, 5, para compartilhar uma matéria equivocada do portal G1 que colocou Macaé como o último município entre os 92 do Estado em números absolutos de vacinados.

O percentual – pouco mais de 10%, de acordo com o G1 – divulgado pelo portal e replicado por Dr. Aluizio, Carlos Emir e Iza nas redes sociais, está bem longe dos números reais e oficiais. De acordo com a Prefeitura, os que tomaram a primeira dose da vacina na cidade somam 70% e os que estão totalmente imunizados já são mais de 40%.

“Esses são os dados reais da vacinação de Macaé. O que foi divulgado e o dados do ConecteSUS, devido ao atraso na digitação, é que tem que ser corrigido”, explicou ao Blog o secretário da Casa Civil, Luciano Diniz.

Em busca de holofote e palanque eleitoral, Dr. Aluizio, Carlos Emir e Iza parecem ter errado a mão nessa, né não?!

* Em tempo – no início da tarde, o G1 se retratou e corrigiu as informações equivocadas divulgadas e que foram compartilhadas pelos políticos macaenses.