Carregando...

BrasilEstadoGeralMacaéSem categoria

Macaé: com receio de aprovar mecanismo de censura, plenário tira de pauta PL de Marcel Silvano que cria Conselho Municipal de Comunicação

De autoria de Marcel Silvano (PT), o projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Comunicação foi retirado de pauta em plenário na sessão desta terça-feira, 16. 

Os vereadores – liderados por Robson Oliveira (PSDB), que é radialista, e Paulo Antunes (MDB) – questionaram se a proposta não criaria um mecanismo de censura. O petista afirmou que não e alegou que o Brasil discute a onda de ‘fake news’ que assola a campanha eleitoral. 

Por outro lado, Robson lembrou que grandes empresas de comunicação criaram internamente meios de detectar e combater as notícias falsas e que essa institucionalização poderia dar margem à censura à mídia.

Marcel voltou a dizer que não, mas cedeu e sugeriu que o PL fosse retirado de pauta, já que estava em segunda discussão e somente o autor poderia fazer esta solicitação. O plenário aprovou a por unanimidade. A matéria deve voltar à pauta na semana que vem.

Em tempo

O Blog existe há quase 8 anos noticiando os bastidores políticos de Macaé e região. Sua audiência é crescente e regional. Além disso, o blogueiro já foi editor-chefe e colunista dos jornais O Debate e Diário da Costa do Sol, para citar apenas Macaé. 

No entanto, apesar deste contexto profissional e de atuação, nunca foi convidado para nenhuma reunião que tratasse deste assunto, nem mesmo pela entidade que se auto-denomina ‘Coletivo de Jornalistas’ e que foi citada pelo vereador como a que foi consultada sobre a proposta.

Sendo assim, o Blog entende como acertada a decisão do plenário de retirar a matéria de pauta. O momento que o Brasil vive requer serenidade, discussão, esforço pela democracia e combate aos exageros, mas nunca a censura ou qualquer possibilidade dela.