Carregando...

Governo

Macaé aumentou em 50% o número de leitos de enfermaria e UTIs desde que Welberth assumiu combate à pandemia em janeiro

A guerra contra a COVID-19 tem sido recheada de más notícias ao longo de um ano. Contudo, Macaé vem conseguindo se manter como o município com uma das menores taxas de letalidade entre todas as 92 cidades do Estado. E parte desse resultado se dá ao fato de que nos últimos três meses, a Prefeitura ter aumentado em 50% o número de leitos em enfermaria e UTI na rede pública.

Para se ter uma ideia, dos casos confirmados  de Covid no município até agora, 1,62% levaram à morte do paciente. A média no estado é de 4,79%. Na cidade do Rio, a taxa de letalidade é superior a 8,50%. Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o índice é de 6,28% e em Niterói, na Região Metropolitana, 1,70%.

Pneumologista dos mais conceituados na região, Gleison Guimarães divulgou um vídeo neste fim de semana onde cita dados de um estudo da UFRJ. O médico explica que a taxa de letalidade mais baixa em Macaé, comparada às outras cidades, é fruto de um conjunto de ações, entre eles, o tratamento precoce.

Gleison enfatiza que os fatores que fazem diferença no número de mortes são o cuidado, diagnóstico precoce e atenção dispensada aos pacientes – através da disponibilidade de leitos. “A nossa realidade é bem menor, se comparada a outros locais. Isso é o resultado de uma rede de cuidados que existe na cidade, desde a promoção do diagnóstico até a terapia intensiva. Mas sempre podemos melhorar. Temos que ter fé sempre”.

Welberth fala de ações

Ao Blog, o prefeito de Macaé, Welberth (Cidadania), ressaltou que não há motivos para comemorar, mas que todos os esforços que tem sido feitos pelo Governo vem resultando nesta posição do município entre as cidades onde menos pacientes de Covid tem perdido a vida.

“Os dias tem sido muito duros, de muito trabalho e decisões difíceis. Enquanto trabalhamos para aumentar o número de leitos para tratar os pacientes, sobretudo mais graves, restringimos mais a circulação de pessoas para conter o contágio e seguimos avançando para comprar vacinas”, resumiu.

Macaé registrou até este último domingo, 4, 23.761 casos de coronavírus confirmados. A taxa de ocupação de leitos de UTI SUS Covid-19 é de 84%.