Carregando...

BrasilEstadoGeralMacaé

Inclusão de Macaé nas novas rotas de gás natural será discutida em audiência pública na Câmara no próximo dia 28

A Câmara aprovou, na semana passada, Requerimento de autoria de Cristiano Gelinho (PTC) para a realização de audiência pública para discutir a inclusão de Macaé nas novas rotas de gás natural.

O parlamentar já garantiu a participação no evento, marcado para o próximo dia 28, às 18h, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) – órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia. Além disso, executivos da Shell e deputados estaduais e federais também estão sendo convidados.

Na prática, a preocupação de Gelinho – que esteve no Rio reunido com a direção da EPE, é que Macaé não fique de fora de uma das seis novas rotas para escoamento do gás naturaloffshore no país que estão sendo estudadas pela empresa.

Geração de emprego e renda

Isso porque, das rotas em estudo – com capacidade variando entre 30 milhões de m3 por dia e 45 milhões de m3 por dia – duas são alternativas para a Rota 4, uma ligando o pré-salde Santos até São Paulo e outra ao Porto de Itaguaí.

Além disso, outras quatro rotas saindo da Bacia de Campos também são estudadas pela empresa, sendo duas ligando o Porto do Açu e outra duas o Porto Central e o Porto de Itaguaí. 

“Queremos garantir a geração de emprego e renda na cidade. E deixar Macaé de fora das novas rotas de gás é um retrocesso. Estamos vivendo um momento de retomada dos campos maduros da BC e agora com a licença do Porto, temos de fortalecer mais o setor”, disse.