Carregando...

BrasilEstadoGeralNova Friburgo

Friburgo: oposição insinua existência de ‘fantasmas’ na Câmara, sugere crime de peculato, mas é desafiada pelo presidente: ‘Que tenham coragem de dar nomes’

O clima entre as bancadas da situação e oposição na Câmara de Nova Friburgo voltou a ficar tenso hoje, 20.  Isso porque, em um programa semanal de rádio, os parlamentares que se auto-intitulam ‘G5’, dispararam críticas contra o Executivo (de praxe) e também sobre a administração do próprio Legislativo.

Zezinho do Caminhão (PSB), por exemplo, ao lembrar a autorização dada pela Câmara ao Governo para investir cerca de R$ 26 milhões em obras na cidade, fez questão de dizer que ele e os outros quatro colegas ‘fiscalizam’ o Governo, mas colocou em xeque a postura dos demais 16 parlamentares.

“Se a maioria dos vereadores estivesse fazendo o seu papel, de fiscalizar, não haveria um processo de impeachment dentro da Câmara e nem haveria revolta e insatisfação porque estaríamos todos fiscalizando. Mas, somo cinco numa Casa de 21”, disparou Zezinho.

Na sequência, Johnny Maycon (PRB) foi além. Ao comentar a paralisação do processo de licitação da TV Câmara, por conta do questionamento feito por uma empresa ao edital, o vereador classificou como ‘irresponsabilidade’ a demora em abrir a concorrência para a contratação do serviço.

“A gente começa a desconfiar de boicote. Alguém está boicotando a TV Câmara”, afirmou. Aliás, Johnny garantiu que, assim que as transmissões forem restabelecidas, ele fará uma cobrança em plenário – grave, por sinal.

“Ainda falando de Legislativo, assim que retornar a TV Câmara, vou cobrar no plenário acerca de muitos funcionários que estão nomeados e que nunca apareceram para trabalhar. Alguns estão lá, blindados por vereadores, apenas para ganhar salário”, disse.

Sem citar nomes mais uma vez, o parlamentar levantou ainda a suspeita de que colegas poderiam estar cometendo crime de peculato – que, vale lembrar, é tratado na esfera criminal e pode levar à cadeia. “E o que essas pessoas fazem com o salário?! Dividem com o vereador que os colocou lá?”, questionou. 

Alexandre Cruz rebate

 

As declarações dos vereadores provocaram a reação do presidente da Câmara. Alexandre Cruz (PPS) foi enfático ao rebater Zezinho e Johnny. “Se os vereadores acham que há ‘fantasmas’ nomeados, eles devem ir para a tribuna e ter a coragem de denunciar, dizer os nomes e a quem pertencem. Na presidência eu posso garantir que não existe”, enfatizou o chefe do Legislativo.

Cruz antecipou ao Blog ter recebido na semana passada um parecer favorável do Tribunal de Contas (TCE) recomendando a continuidade do processo de licitação. O presidente da Câmara disse ainda que tomará a decisão de seguir ou fazer um novo processo para a TV Câmara já nos próximos dias.

“O problema é que chegamos num ponto que parece que as eleições serão amanhã e ficam neste ‘mimimi’, neste ‘disse-me-disse’. Isso não é bom para a cidade e nem para o Parlamento. Isso só vem desmoralizar a Casa. Mas, se eles têm a certeza de que há ‘fantasmas’, como fiscalizadores eles devem ser os primeiros a denunciar, não ficar de ‘mimimi’ nas redes sociais ou em rádio”, resumiu.