Carregando...

Estado

Estado inaugura salas de cenários simulados e adota formação prática de policiais baseada em treinamento do FBI. “Fim da teoria”, comemora Allan Turnowski

O secretário de Polícia Civil e responsável direto pelas políticas implementadas nos últimos dois anos na área de segurança pública no Rio, Allan Turnowski comemorou a inauguração das salas de cenários simulados na Academia de Policia esta semana. Segundo ele, o espaço representa uma mudança radical na formação do policial.

“É o fim das provas teóricas. Após cada disciplina ministrada, teremos um exercício simulado, onde o policial vai aplicar, na pratica, o conhecimento adquirido. Isso significa um policial mais preparado e confiante nas investigações de crimes”, frisou.

Tecnicamente, foram eleitas três principais referências para o processo de ensino: método Socrático, inversão do processo tradicional de aprendizagem, retirando o aluno do papel de expectador e tornando-o figura central do processo; Harvard Business School, análise e discussão de casos reais com proposição de soluções, proporcionando a retenção do conhecimento adquirido; e FBI Training Academy, cenários simulados e vivência da prática dos fundamentos e ações, aplicando imediatamente o conteúdo trabalhado.

Ainda de acordo com Turnowski, apontado como o principal pré-candidato do PL, partido do governador Cláudio Castro, para deputado federal, o Estado dará um salto enorme de qualidade na formação e capacitação dos policiais.  “Passaremos a ter atividade fim no foco da formação. Chega de teoria inaplicável.  Chega de “especialistas”.