Carregando...

BrasilEleições 2020EstadoGeralMacaé

Em dois anos, Macaé reduz de 69% para 40% quantidade de esgoto tratado na cidade e se distancia mais de promessa de campanha

Matéria publicada pela Prefeitura em 2017 (clique aqui) comemorava dados do IBGE que apontavam que Macaé, naquele momento, tratava 69% do esgoto da cidade – o equivalente a 120 mil pessoas. Além disso, o texto dizia que o município havia dado um salto já que em 2013 o percentual era 0.

Outro fato que a reportagem da Secom trouxe na época revelava que o tratamento de esgoto do município permanecia distante da média registrada no Estado do Rio – quase 79%. Agora, dois anos depois, os números são outros e estão ainda mais longes do ideal.

Segundo o próprio prefeito, Dr. Aluízio (PSDB), Macaé tem hoje apenas 40% de seu esgoto tratado. O chefe do Executivo postou essa informação em seu Twitter (foto) na manhã desta quinta-feira, 10, ao anunciar obras de implantação de rede em alguns bairros.

Além de retroceder, o que significa dizer que mais famílias estão expostas aos riscos de doenças em função da falta de tratamento de esgoto adequada, o percentual revela uma distância de 30% da atual realidade para a promessa feita por Dr. Aluízio nas campanhas eleitorais que o levaram ao poder.

Em outras palavras, faltando menos de um ano para as eleições, a cidade que padece com o desabastecimento de água na maioria de seus bairros, também continua refém do tratamento de esgoto insuficiente.