Carregando...

BrasilEstadoGeralMacaé

Câmara analisa projeto de lei que pretende proibir construção de hidroelétrica na Bacia Hidrográfica do Rio Macaé

Já está tramitando na Câmara um projeto de lei, de autoria de Cristiano Gelinho (sem partido), que pretende proibir a construção de hidroelétrica e Pequenas Centrais Elétricas (PCH) ao longo de toda a extensão da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé. O texto está sendo analisado nas Comissões Permanentes antes de ir a plenário.

Segundo o vereador, a defesa do meio ambiente norteia a proposta – que conta com o respaldo de mais de 5 mil pessoas em um abaixo-assinado em que a possibilidade da construção de uma hidroelétrica no distrito é rejeitada.

Entre os riscos à natureza do Sana e da região – caso uma iniciativa desta vingasse – estão o desmatamento e até a mudança do curso do rio. Entretanto, vale lembrar, o Sana faz parte de uma Área de Preservação Ambiental (Apa).

“Para que construir hidroelétrica no Sana se teremos, nos próximos anos, ao todo, nove termoelétricas em funcionamento no município?! É desnecessário”, defende Gelinho, que citou ainda o posicionamento da Câmara de Nova Friburgo no mesmo sentido para a região.