Carregando...

Governo

Brasil: Auxílio Gás começa a ser pago nesta sexta. “Mais de 500 mil famílias beneficiadas”, informa Christino, relator da lei no Congresso

Começa nesta sexta-feira, 18, o pagamento do Auxílio Gás de março –  medida defendida pelo deputado federal Christino Áureo (PP), que tem como objetivo colaborar com a segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade. Hoje, no Estado do Rio, mas de 500 mil famílias recebem o benefício, mas, segundo o deputado, é possível cadastrar novos beneficiários.

“Este benefício que criamos, visa oferecer um recurso a mais para as famílias que mais precisam, justo neste momento que o preço do botijão de gás está nas alturas. Dados do IBGE apontam que o item subiu bem mais do que a inflação em 2021. A expectativa é de que programa admita a entrada gradativa de mais famílias, de modo que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do Auxílio Brasil sejam atendidos”, frisou.

Ainda de acordo com o parlamentar, é importante que as pessoas que se enquadram nos critérios do beneficio se dirijam ao local do seu município, onde é feito o Cadastro Único. Basta ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou se informar na Prefeitura. Para receber o benefício, é preciso que a família esteja inscrita no CadÚnico, seja beneficiária do Auxílio Brasil ou tenha algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Critérios para receber o benefício

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que possuam renda mensal por pessoa de até meio salário-mínimo R$ 522,50; ou renda mensal familiar total de até três salários R$ 3.135,00 (três vezes o salário-mínimo); ou ainda que tenham renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

O dinheiro será liberado até o dia 31, para um grupo por dia, a começar pelos que têm Número de Identificação Social (NIS) de final 1. O valor equivale sempre a 50% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13kg, que é calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em casos de dúvida, há três canais de atendimento disponíveis para os beneficiários.

O número 121, do Ministério da Cidadania, é a central para fazer denúncias e receber informações. O número 111 é o canal de atendimento ao cidadão da Caixa, que informa sobre o cartão e o saque do benefício. Também é possível acompanhar as principais informações sobre o programa pelo aplicativo Auxílio Brasil.

Calendário de março

18/03 – NIS de final 1

21/03 – NIS de final 2

22/03 – NIS de final 3

23/03 – NIS de final 4

24/03 – NIS de final 5

25/03 – NIS de final 6

28/03 – NIS de final 7

29/03 – NIS de final 8

30/03 – NIS de final 9

31/03 – NIS de final 0