Carregando...

BrasilEleições 2018EstadoMacaé

Após 3 anos de crise, economia de Macaé dá sinais de recuperação, diz jornal

Um dos principais jornais do país, O Estado de SP publicou em sua edição deste domingo, 22, matéria apontando a recuperação da economia macaense após 3 anos de crise. De acordo com a reportagem, a volta dos leilões de petróleo, a alta do preço da commodity e a recuperação financeira da Petrobrás deram novo fôlego à Macaé.

O jornal ouviu o prefeito, Dr. Aluízio (MDB), que destacou a retomada – mesmo tímida – da geração de empregos como um dos principais indicadores do novo momento que a cidade começa a viver. “Mais de mil vagas foram abertas no primeiro semestre do ano e, aos poucos, a cidade vai ganhando novos restaurantes, academias e hotéis”, argumenta.

Ao Estadão, o prefeito disse ainda esperar a abertura de mais oportunidades nos próximos anos com a revitalização dos campos maduros da Petrobrás e a desativação de plataformas de petróleo da estatal na Bacia de Campos, um negócio que demanda a contratação de empresas de serviço da cadeia petrolífera.

“É fundamental investir na Bacia de Campos. Por isso é importante que se aumente o fator de recuperação dos campos (hoje em 24%, ante média mundial de 35%) e que a produção volte a aumentar”, frisou Dr. Aluízio, referindo-se a campos já muito explorados pela Petrobrás e que exigem esforço extra para que o óleo seja retirado.

O jornal lembrou ainda que, em apenas dez anos, por causa do pré-sal e da redução natural de produção dos seus campos, a bacia que banha e sustenta o município perdeu a liderança da produção de petróleo no Brasil para a Bacia de Santos, hoje responsável por 50% do total produzido no País, ante 44% da Bacia de Campos.